terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Resoluções de Ano Novo


Via
No fim de cada ano, é normal fazermos um balanço dos 12 meses passados; com sorte, o saldo é positivo, apesar de algumas contrariedades que acontecem inevitavelmente. Para mim é positivo, desde que a minha família esteja cá toda, ainda que com alguns problemas, mais graves ou menos, de saúde. Esses são os aspectos inevitáveis. Há, porém, uma série de grandes e pequenas coisas que vão acontecendo ao longo do ano, pelas quais devemos sentir-nos gratos. Para mantermos esses momentos na memória, sugiro a criação de um projecto ao longo do ano: vá colocando num frasco pequenos bilhetes que contam esses momentos, para no final do ano os reler.

Via
O balanço serve-nos de guia para o ano que inicia, levando-nos a melhorar aspectos da nossa vida que necessitam aprimoramento, ou orientar-nos para algum foco que descuramos. É uma espécie de roteiro que aponta a meta desejada. E todos nós temos metas que desejamos alcançar, seja perder peso, aprender uma língua, encontrar um trabalho, economizar mais, viajar para algum sítio, etc.

Mas porquê no Ano Novo? Um ciclo termina e outro começa, como se nos fosse renovada uma licença para recomeçar, ou dada uma segunda oportunidade. É algo psicológico que influencia o nosso potencial e nos leva a acreditar que esta é "a" aportunidade. E nos dá aquele input. Exactamente por isso, há uma grande quantidade de pessoas que, nesta época, faz uma Lista  das suas Resoluções de Ano Novo.

É, efectivamente,  uma óptima altura para definir uma lista de Resoluções. Após reflexão, escreva os objectivos num bloco, para começar a torná-los reais, e vá relendo a lista diariamente, para manter o desejo de a realizar e, claro, trabalhe nesse sentido. Um passo de cada vez, ainda que pequenino, e é assim que se faz o caminho!

Se está com falta falta de ideias para Resoluções de Ano Novo, veja a Lista da Deco.Proteste, que está muito boa.

E tenha um Feliz 2014!