segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Dica de Cinema: "12 Anos de Escravidão "

A escravatura interessou-me muito desde sempre. Era ainda uma criança pequena, quando o meu pai me contou a história d' "A Cabana do Pai Tomás"; acho que o tinha impressionado imensamente a ele, e causou-me a mesma impressão. Achei a história da escravatura uma colossal injustiça. Não compreendia como se poderia fazer semelhante coisa. A minha incompreensão de criança mantém-se.
 
Com nove nomeações para os Oscares, parece-me muito possível que arrecade grande parte dos prémios. Seria muito justo, de resto. Realista e perturbador, de uma forma muito isenta de pieguices e condescendências. A sala repleta ficou muda e estática. Apenas algumas fungadelas se ouviram, nos minutos finais.

Baseado na autobiografia publicada em 1853 do violinista Solomon Northup (interpretado por Chiwetel Ejiofor), negro livre em Saratoga, Estado de Nova York, que é sequestrado enquanto se apresenta em Washington e vendido como escravo na Louisiana. Foi um dos poucos casos de raptados que conseguiu voltar a ser livre.

Uma boa crítica, aqui.