quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Jogos da Vida Ou Com a Vida



Conhecia vagamente a história do filme "Jogos da Fome" e por isso, não me interessou vê-lo. Porém, quando passou na televisão, acabei por assistir. Confirma-se a minha impressão inicial, é bastante perturbador. Não, todavia, de uma forma ficcional, como seria de esperar, mas pelo paralelo que estabelece com a sociedade actual.

As pessoas ainda não estão desesperadas por alimentos, pelo menos a maioria de nós, mas sim desesperadas por outro tipo de energia, como a fama. E como não há perigo de morte, ainda não se fazem "ceifas", as pessoas voluntariam-se alegremente.

Refiro-me aos reality shows como Secret Story, por exemplo; os participantes são celebrados como estrelas, aclamados como V.I.P.’S quando apenas jogam o jogo de serem eles mesmos. E apesar de não correrem o risco de vida, sofrem, magoam-se, choram, e deprimem-se, perante as camaras; e os espectadores que os observam e seguem, comportam-se como se não tivesse importância alguma. Como se as vidas reais, ao passarem nos écrans, se tornassem automaticamente ficcionais.

E eu pergunto-me até onde irá a parada. Porque parece que tem estado a aumentar de emissão para emissão. Chegará um dia em que os jogadores atingirão limites hoje inimagináveis? Em que a indiferença dos espectadores permitirá todo o tipo de excessos? Em que jogadores e espectadores se tornarão todos vitimas?

Alguém disse que a realidade ultrapassa a ficção, e apesar de com certeza haver quem não acredite, e ache que é um exagero, receio bem que seja  para lá que caminhamos. Para os jogos da Fome. Porque sem dúvida, há aqui um apetite voraz, seja do que for.