segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A moda das "Selfies"

Via
Serviu para uma coisa muito engraçada que é também muito séria ; dar a conhecer uma faceta dos famosos mais realista. São fotos sem tratamento, nem manipulações, e podemos vê-los ao natural.

É engraçado porque a diferença entre a imagem que temos deles é abissal. É séria porque nos lembra que não devemos deixar a ideia de imagem tiranizar-nos. A perfeição não existe, a estética é muito mais artificial e imperfeita do que a imprensa nos quer fazer crer.

Pode ser que deste modo as pessoas tomem noção da ditadura da beleza, e se comecem a aceitar tal qual são. A moda das selfies está a ajudar em muito o incremento da auto-estima, e isso já se nota com a adesão às selfies, por pessoas que  antes não se atreveriam a divulgar imagens suas. E fazem-no em várias versões, sendo " a cómica", uma das mais populares; as selfies também nos ensinam a rir de nós mesmos.

Portanto, parece-me muito bem que a palavra do ano 2013 seja selfie. Uma palavra que se ultrapassa a si mesma e entra em dimensões complexas e profundas do ser e estar.