segunda-feira, 14 de abril de 2014

O que privilegiam as famílias no Automóvel ?


Via
Recentemente, recebi um convite da Toyota para participar num debate-almoço, cujo tema era "O que privilegiam as famílias no automóvel". Por coincidência, a distância aliada ao dia nove, aniversário do meu filho, impediram-me de aceitar; o assunto interessa-me muito. Sobretudo, depois de Agosto de 2013.

Admito que não entendo nada de carros, e nunca lhes prestei grande atenção. Nunca tive fascínio algum pela marca, nunca sonhei com um determinado modelo. Um carro que andasse bem, para mim, já cumpria o critério. Claro que poderia gostar mais de um ou de outro, mas sinceramente nunca me interessei de facto pelo assunto.

Até Agosto de 2013. Até aí, o que julgava importante e que me tinha sido sugerido como factor decisivo na escolha de um carro, era o espaço. Automóveis familiares devem ser espaçosos, pois com crianças pequenas necessitamos de alguma mobilidade, mesmo com a viatura em movimento.

Porém, quando tivemos um acidente de carro em Agosto de 2013, em que o nosso automóvel foi directamente para a sucata, a situação ganhou outra dimensão. A da segurança. Que até aí valorizavamos já, sem no entanto nos apercebermos da real importância do assunto.
Viajavamos em família, num dia de férias como os outros desse mês. Nem sequer muito longe de casa, nem sequer a alta velocidade. Felizmente não sofremos nada de grave, excepto algumas contusões. Apanhamos um susto enorme, isso sim, que ainda hoje paira sobre nós, sobretudo pelas crianças, que ainda  se sobressaltam com uma paragem mais brusca, ou repentina.

Portanto, o que a minha família valoriza num automóvel é em primeiro lugar a segurança; nesse sentido, gostamos de carros altos. O pára-choques ficando acima dos pára-choques da maioria dos outros carros, amortece a batida.
Continuamos a preferir viaturas espaçosas, porque com crianças, já não tão pequenas, continuamos a necessitar de espaço. Por isso os monovolumes, continuam a ser a nossa opção. Carros com cinco lugares efectivos, onde cabem cadeiras e continua a existir um lugar extra, confortável, não apenas um lugar que resulta apenas sem as cadeiras das crianças.
Com uma boa suspensão, porque torna as viagens mais agradáveis e confortáveis, e como se sabe, família rima com conforto. E com uma  bagageira espaçosa, porque como sabemos também, as famílias são assim, tralhudas.

Portanto, eu diria que estas são as duas palavras-chave, naquilo que a nossa família valoriza numa viatura: segurança e conforto. O que vier depois disso são bónus com mais ou menos importância.