segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Ditados & Histórias


Nos tempos em que não existiam previsões meteorológicas, com fundamento científico, o Homem encontrou outras formas de adivinhar o estado do tempo. Este ditado popular é um desses prenúncios:

"Quando a Nossa Senhora das Candeias rir, está o Inverno para vir; quando a Nossa Senhora chora, está o Inverno para ir embora". 

Hoje celebra-se o dia da Senhora das Candeias, e está a chover copiosamente. 

Parece que os celtas celebravam a 2 de Fevereiro, um festival - o Imbolc, também chamado Oilmec e Candlemas ("Candelária") que celebra o despertar da terra, e o crescente poder do Sol. A Deusa Brígida era venerada em seu aspecto de Virgem da Luz, e o seu altar decorado com galanto, que anuncia a Primavera. É a festa da lactação, da bênção aos recém-nascidos, pois a Deusa amamenta o Deus renascido na forma de seu filho. 

No hemisfério Norte: 2 de Fevereiro
No hemisfério Sul: 1o de Agosto

Brígida, é a deusa celta do fogo, da sabedoria, da poesia e das fontes sagradas. Ela também é a deidade associada à profecia, à divinação e à cura.
Este Sabbat representa também os novos começos, e o crescimento individual.

Na Europa, o Sabbat Candlemas era celebrado nos tempos antigos com uma procissão à luz de archotes, para purificar e fertilizar os campos, antes da estação do plantio das sementes e para glorificar as várias deidades e os espíritos associados a esse aspecto, agradecendo-lhes.
A versão cristianizada da procissão de Candlemas honra a Virgem Maria, e no México, corresponde ao Ano Novo Asteca.

*Informação da Wikipédia