segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Educar com Respeito

Não me parece realmente que os pais necessitem de um curso para educar os filhos. Caso contrário, educadoras de infância e professores seriam melhores do que a maioria dos pais, a educar crianças. E por regra, não são, confluindo uns e outros para os mesmos resultados. 

Por aquilo que eu tenho observado a chave da educação está no respeito. Compreender que não somos donos dos nossos filhos, nem os ver como uma extensão de nós mesmos, mas aceitá-los, como seres independentes, é o primeiro passo. 
Aceitar que os filhos podem pensar e sentir diferente de nós, o que não é fácil, mas necessário, uma vez que é a realidade, e lutar contra ela só vai criar atritos. 

Recentemente, ao conversar com uma mãe a propósito de algumas alterações na vida escolar da filha, perguntei-lhe qual era a opinião desta; resposta imediata: - Ela não tem opinião. Ela só tem 16 anos, nós, os pais, é que decidimos por ela. 

A maioria dos pais age desta forma constantemente. Defendem-se com a tese do "querer o bem dos filhos", para legitimarem escolhas e imposições, atropelando frequentemente sentimentos e vontades. Obviamente, não defendo que os filhos decidam sobre as suas vidas em todas as circunstâncias; há ocasiões em que isso não se coloca sequer. Poderá haver, contudo, uma plataforma comum de entendimento, onde uns e outros se encontrem para dialogar e alcançar uma conclusão, que não seja uma imposição, mas resultado do compreensível, e do necessário.
Significando isto que existe respeito pela opinião dos filhos; que os pais estão dispostos a ouvi-los, e a entendê-los. 
Estão os pais a atestar o reconhecimento dos filhos, como seres com direito a opinião própria, e direito de a manifestarem. Sendo assim, também, uma forma de criarem filhos com espírito crítico.

Educamos com respeito, para termos filhos respeitosos. Se queremos que o Mundo mude, temos que mudar a forma de educar as crianças. Creio que esta é também a chave para uma mudança mais abrangente e significativa.