segunda-feira, 27 de abril de 2015

Maquilhagem Não é Para Crianças

Não fosse a globalização um facto, e as modas se divulgassem tão rapidamente, eu não daria grande importância ao que se passa nos E.U. e Inglaterra. Nestes países, é normal as crianças usarem maquilhagem, sendo que em Inglaterra aos 11 anos é vulgar, e nos E.U. a maquilhagem é feita para crianças a partir dos 3. É uma indústria em expansão.

Parece que o Mundo inteiro conspira para o crescimento precoce das crianças. As bonecas cada vez mais maquilhadas e sexys deixaram de reflectir a imagem das meninas, antes divulgando um modelo de beleza adulto e fictício, com medidas desproporcionadas.  
As mães famosas carregam ao colo os seus filhos - sobretudo meninas- como se acessórios fossem, muitas vezes usando modelos exclusivos de marcas extremamente caras, adaptados à medida infantil. Levam-nas para os desfiles de moda, sentando-se na primeira fila, onde recebem mais atenção do que os próprios criadores das colecções.
Os concursos de beleza infantil tornam-se cada vez mais populares, arrastando multidões crescentes. Muitos pais vivem já em função deles, impondo às suas filhas actividades que elas detestam, tendo inclusivamente que as subornar com doces, brinquedos e promessas, para conseguir a cumplicidade das mesmas.


Sempre foi normal que as meninas quisessem imitar as mães, calçando os sapatos de tacão, pintando os lábios com batom, e usando um ou outro acessório. Mas apenas enquanto durasse a brincadeira, o que não era muito. E elas sabiam que era uma brincadeira. Sabiam que ainda não tinham idade. E como as regras eram do conhecimento de mães e filhas, a experiência não induzia ninguém na ilusão de que as crianças já tinham idade para tal. Consciência que agora se perde com todo um mercado a funcionar em torno da beleza infantil.

Nesta cultura da beleza precoce, ninguém está preocupado com o facto de as crianças deixarem de viver uma infância saudável. A preocupação única é o lucro. Cabe aos pais, como primeiros defensores dos filhos, entenderem que esta objectificação da criança é nociva; e não é coisa pouca, para além de lhes conturbar a infância, promove a hipersexualização infantil. 

Há um tempo para tudo, cada etapa da vida é importante para aprender e construir a base necessária, para passar à fase seguinte. 
Qualquer criança sabe aquilo que muitos pais parecem ter esquecido: - Saltar etapas é batota! 
E cá para nós, nunca dá bom resultado.