quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A Falta de Respeito nas Redes Sociais

Com estas notícias diárias sobre a tragédia dos refugiados, há  uma questão que me choca acima de tudo - a falta de respeito pela opinião do outro, que leio nos sites dos jornais online. 
Quarenta anos após o 25 de Abril e a atitude de censurar opiniões contrárias está tão viva como se o  lápis azul estivesse ainda em funções.

O comportamento da imprensa tem sido algo errático relativamente à divulgação das notícias; tanto divulgam exaustivamente imagens que tocam profundamente as emoções dos leitores, como de seguida publicam notícias, sobre os mesmos refugiados, que incutem medo e promovem a xenofobia. Parecem não encontrar um discurso equilibrado, confluente das várias facetas do problema.
Todos temos cordas que nos manipulam, basta encontrar a corda certa; e a imprensa tem puxado as cordas da emoção, que funciona para uns, e as da razão, que funciona para outros, levando os dois pólos as hostilizarem-se declarada e agressivamente.
Instaurou-se assim uma outra espécie de guerra; compatriotas, que partilham o mesmo solo e cultura, insultando-se despudoradamente. Ninguém ouve os argumentos do outro, tão abespinhados estão a defender os seus. Ninguém pretende dialogar, apenas impor a sua opinião. E a imprensa, imagino eu, tal qual um titereiro maquiavélico, esfrega as mãos de contente: pôs todos a dançar ao seu som.  A música do caos, da irracionalidade e violência.

Como vamos resolver os problemas dos outros se não conseguimos resolver os nossos? Não consigo compreender como uma sociedade, dita evoluída, se comporta de forma tão mal educada, tão desrespeitosa, tão absolutamente intolerante, apenas perante uma opinião contrária à sua.

Pois então, não nos admiremos  que se diga, generalizadamente, que as nossas crianças e jovens, estão cada vez mais mal educados. Não é esse o exemplo que lhes damos? Tudo, tudo, o que se passa no Mundo dos adultos se reflecte neles, porque afinal estamos no mesmo mundo.Tudo absorvem, sobretudo o exemplo que vêem,  há muito compreenderam que uma coisa é a teoria, outra é a prática. E no que diz respeito às redes sociais, graças a vários factores, como a distância, perfis falsos e anónimos, a prática é a expressão do vale tudo.
Tão triste de se ver!