terça-feira, 13 de outubro de 2015

Gato Branco é Lindo, mas...


Foto da Letícia
No final de Agosto, entrou-nos sorrateiramente um gato pela casa adentro. Ainda bebé e com uma coleira ao pescoço.  Não parecia maltratado, com a excepção dos olhos com sintomas de conjuntivite.
Não aparentava medo mas alguma cautela, enquanto cheirava os cantos da casa.
Demos-lhe comida da KitKat, que ele devorou sem cerimónias, e depois dormiu durante horas. Parecia estar tão exausto que nenhum barulho ou a luz do dia o incomodaram. 

Perguntamos aos vizinhos se possuíam algum gatinho que tivesse fugido, e a resposta foi negativa. Um vizinho informou-nos de que há cerca de dois dias o via a deambular pela Viela; que devia ter sido abandonado. Perguntamos ainda na Clínica Veterinária se teriam conhecimento de algum gatinho fugitivo. Como a resposta foi sempre negativa, fizemos aquilo que tínhamos vontade desde o momento que o viramos, acolhemo-lo na nossa família. 

Depois da passagem pela Clínica Veterinária para ser desparasitado e limpo, soubemos que tinha uma otite; fizemos o tratamento durante semanas, e continuei a limpar-lhe os olhos com soro fisiológico.

Mostrou-se desde o primeiro momento muito asseado, extremamente meigo e brincalhão, de acordo com a idade. Discreto, quase não miava. Destemido, não se deixou intimidar pelos miados zangados da KitKat, que não ficou nada feliz com a chegada de "concorrência". E temerário, nem o aspirador o impedia de brincar com o fio eléctrico.

Demos-lhe o nome de Niko Neko Nicodemos, Niko para os mais íntimos. Mas ele parecia não se adaptar ao nome, ao não responder ao chamamento. 
Então, de repente juntei as pontas e percebi que o Niko é um gato surdo. Por isso dormia tão profundamente no meio da maior das algazarras; por isso não se assustava com o estrondo de um objecto que caía ao seu lado; por isso não se virava quando de costas nos aproximávamos. Por isso, quase não miava.
Nunca me tinha ocorrido que existissem gatos surdos. 

 De acordo com a veterinária, os gatos brancos têm grandes possibilidades de serem surdos, devido a um gene recessivo. Poderia ser da otite, porém após o tratamento comprovou-se que realmente não era, o Niko continua a não ouvir nada. Segundo a Veterinária, e eu também concordo, é bastante provável que o Niko tenha sido abandonado quando os seus tutores descobriram que não tinha audição. 

Em tudo, é um gato igual aos outros, só que não ouve, e isso torna-o mais vulnerável.
Pensávamos que não seria possível haver mais meiguice depois da KitKat, mas há; é excepcionalmente meigo. Tem conquistado todos os que passam cá por casa, inclusive quem não gosta particularmente de gatos, quem prefere cães, e até quem nunca pensou ter um gato em casa, o deseja!

Ter um gato branco apenas pela opção estética é demasiado superficial, mas se for esse o critério seria bom que todos conhecessem a contra-partida - muito provavelmente será surdo. É exactamente por este tipo de coisas que conhecer as características das raças é muito importante e poderá ser decisivo.

Via Gatinho Branco