segunda-feira, 20 de junho de 2016

Dica de leitura: Mentiras & Diamantes

 
Via Wook

Já tinha desistido de ler autores portugueses contemporâneos, e com isso já me tinha conformado. Porém, depois de ler várias entrevistas a J.Rentes de Carvalho, e ter achado interessantes as suas opiniões, de acompanhar o seu blogue, e gostar muito da sua escrita ( não adoptou o a.o.90!), dei o passo seguinte. Li o um livro dele.

Confesso que estava predisposta a gostar muito do livro. A encontrar um autor vivo que apreciasse. E parece que há imensa gente a gostar dele, colocando-o nos píncaros da Literatura, a par dos génios da escrita. Inclusivamente na Holanda, onde vive. Isto dito, "Mentiras & Diamantes" é um livro bem escrito, que se lê fluidamente, assim como leitura leve de Verão, de praia, mas que ficou aquém das minhas expectativas.  
Não é de todo o thriller anunciado na contra-capa, mas antes um romance noir, cujo desfecho eu já previa, o desenlace apenas demorou mais do que pensei. 

Um conde, quase eremita, marcado por um trauma do passado, recebe como hóspede uma jovem e bela inglesa, com gosto pela liberdade e perigo. Segredos são desenterrados, amizades fortalecidas e outras atraiçoadas, reviravoltas em vidas até aí corriqueiras, crimes, e amor.

Que as mulheres acreditem que o amor de um homem as salva, é coisa que me irrita  bastante, mais do que isso, só a ideia de um homem mais velho ser salvo por uma mulher, jovem e bela. Estes predicados depressa se tornam em diferenças inconciliáveis, cada um puxando para gostos opostos, mais conformes às suas idades. A imaturidade dos homens maduros torna-os, frequentemente, incautos. Querem recuperar a juventude, o tempo perdido, nem que seja por empréstimo, respirando o mesmo ar de quem a possui verdadeiramente. 
Envelhecer não é causa de alegria, tenho que concordar, mas não o aceitar é muito mais triste. 
E para mim, o ponto fulcral de Diamantes & Mentiras é exactamente este. Portanto, não foi tanto a estrutura formal do romance que me decepcionou mas o seu conteúdo. No fim de contas, uma história algo previsível.


Título: Mentiras & Diamantes
Autor: J.Rentes de Carvalho
Editora: Quetzal Editores
Nr.págs.316
Preço: 16.60€