segunda-feira, 3 de abril de 2017

Filhos com asma?




No fim-de-semana fiz uma caminhada com a Letícia, e a determinada altura do percurso uma rajada de vento trouxe uma nuvem de pólen que nos envolveu e seguiu. Pensei imediatamente que se o Duarte estivesse ali, ficaria preocupada, apesar de nos últimos anos as crises terem acalmado. Porém, há tantos pais que sentem esta preocupação, sobretudo com a entrada da Primavera!

Em Portugal há cerca de um milhão de pessoas que sofre de asma. As crises podem ser desencadeadas por ácaros, pólen das flores, árvores e arbustos, pêlo de animal, determinados medicamentos, e stress. Outros factores agravam a asma, como o tabaco, a poluição, perturbações emocionais, mudanças bruscas de temperatura, ou infecções respiratórias.

Segundo a investigadora Sílvia Rocha, mãe de uma menina asmática, e autora do livro "Descomplicar a Asma", esta doença não implica nenhuma limitação física, quem quiser, pode até ser campeão olímpico. 
No caso da filha, que sofre de asma provocada pelos ácaros, "a casa deve estar sempre muito limpa, arejada, sem muitos elementos decorativos que permitam a acumulação do pó, e sem tecidos ou carpetes". Sem livros, nem peluches no quarto, vale à pequena o truque da mãe, que coloca o peluche no congelador durante o dia, para poder dormir com ele à noite.
 
Diz a investigadora que é importante saber qual o tipo de asma de que se sofre. Sugere que os pais tenham um caderno onde façam anotações, para mostrar ao médico, e para o próprio doente se informar. Sugere uma alimentação  rica em oxidantes, frutos e vegetais frescos,  com vitaminas C, E e b-caroteno. 
Quanto ao resto, diz "é levar uma vida saudável, ao ar livre, e ser feliz".

Fontes:
Revista do Expresso 10/Setembro 2016
CM Jornal