terça-feira, 16 de maio de 2017

- Tchau, Shin Chan!




A polémica du jour: a série japonesa, Shin Chan, transmitida pelo canal Panda Biggs vai mudar de horário, para depois das 22.30, em consequência de uma cena considerada pornográfica e pedófila. Detalhes aqui. 
A série tem imensos fãs, que apreciam a personagem principal exactamente por ser disparatada e divertida. Os desenhos animados são transmitidos há muitos anos, e nunca algo de este tipo lhe foi apontado. Cá em casa os meus filhos nunca lhe dedicaram grande atenção (felizmente), e do pouco que eu vi, confesso que para além de a considerar pouco educativa, nunca vi nada comparável às actuais acusações. 

Acompanhar o que os filhos vêem de forma a permitir que assistam ao que consideramos adequado, torna-se tarefa impossível, dado que os pais não podem sentar-se no sofá a ver toda a televisão que os filhos vêem.
Porém, uma amostra analisada pelos pais, torna-se claramente insuficiente,  pois a qualquer altura, uma série que "aprovamos" exibe uma cena totalmente estapafúrdia, que obviamente condenamos.

Não são os imensos programas com conteúdos desadequados, violentos e de cariz sexual, transmitidos em horário nobre, sem a devida sinalização, que servem de justificação para cenas destas incluídas nos anime. Esses também estão a ser erradamente transmitidos, seja devido ao canal, ou horário. 
Não se trata de educar os filhos em redomas, porque isto é exactamente o contrário, atirá-los às feras.  Aceitar estas situações banalizando-as, é expor as crianças de forma inconsequente, ensinando-as a sujeitarem-se ao perigo, como algo normal. E isso é o que de facto me assombra, aqueles que deveriam estar vigilantes e proteger as crianças, já estão de tal forma comprometidos que simplesmente não vêem as implicações, nem consequências. E para eles, tudo isto não passa de um grande exagero!