quarta-feira, 9 de maio de 2018

" A Metamorfose" - Dica de leitura

Via

Gregor, um jovem caixeiro-viajante, acorda uma certa manhã transformado em um insecto gigante. Inicialmente conjectura, e o leitor com ele, se aquilo não passa de um sonho, porém a rotina familiar impõe um compasso rigoroso que nos retira, e a Gregor também, qualquer dúvida. Sem explicações, a transformação absurda aconteceu, Gregor deixou de ser humano, e contudo, a sua principal preocupação são os seus deveres, o trabalho e o chefe de quem não gosta, as responsabilidades para com a família, que apenas conta com ele para viver. 
Esta metamorfose causa grande comoção no núcleo familiar; apesar da repugnância, continua a ser irmão e filho e os familiares tentam, sobretudo a irmã, protegê-lo e cuidar dele, porém, com o tempo Gregor vai-se entregando mais à sua nova condição, e a família vai-se afastando cada vez mais dele. A humanidade de uns manifesta-se em desumanidade para com aquele que deixou de ser humano, acabando por descartá-lo friamente.

Esta parábola de Kafka, é sobre a alienação humana e exclusão dos diferentes. Apesar de ter sido escrito no inicio da carreira do autor, é considerado uma obra central. 

Título: " A Metamorfose"
Autor: Franz Kafka
Nr de Páginas: 94
Editora:Livros do Brasil