sexta-feira, 11 de maio de 2018

Rolo de Proteína sem Glúten #Vegetariana


Este fim-de-semana estive no Veggie Fest no Porto, e assisti a um showcooking da Gabriela Oliveira. Era mesmo o dela que queria ver, e sem grandes dúvidas, confirmei que aquilo que ela demonstra ser e fazer na net e nos livros, é-o pessoalmente. Portanto, continuo a aconselhar os seus livros e receitas, por serem práticos, fáceis e deliciosos. Não há como enganar quando a autora é vegetariana há mais de vinte anos, e mãe de família; é um atestado indubitável! Não é produto de moda, nem de oportunismo, é alguém convicto e sólido.

Um pouco em homenagem a ela, partilho esta receita do "Cozinha Vegetariana- para quem quer ser saudável", por ser fonte de proteína, poder ser servido tal qual como está, ou utilizado noutras receitas, panado, estufado, grelhado e em sanduiches.

Rolo de Proteína sem Glúten

Ingredientes: 
Uma cháv. farinha de grão
Meia cháv. de farinha de arroz (ou integral, ou branca)
1 c.sopa de levedura de cerveja
1 colher de sopa de linhaça moída
1 c.sopa de sementes de chia
1 c. café de alho em pó
1/2 c. café de açafrão-das-índias
1 c. café de mangericão em pó
1/2 cháv. de água
1 c. sopa de azeite
2.c. sopa de soja sem glúten
2 c. sopa de beterraba ralada ou cenoura

Como fazer:
Numa taça misture os ingredientes secos, a levedura, a linhaça sementes de chia, alho, mangericão, açafrão e os cominhos.
Noutra tigela misture água com azeite, molho de soja e a cenoura ralada. Verta esta mistura nas farinhas e forme uma bola que se despegue da tigela.

Molho:
1 cenola
1 dente de alho
1 tomate maduro
1 raminho de coentros
1 raminho de mangerição
50 ml de água
1 c. chá de sal
azeite q.b. 

Como fazer:
Numa panela, colocar um fio de azeite, a cebola em tirinhas, o alho e o tomate picados, coentros e mangericão. Deixe cozinhar 4 m. mexendo ocasionalmente; junte água e sal. Quando ferver, juntar o rolo e deixar cozer 20 m. virando a meio do tempo.  
Guardar no frigorífico até 2 dias ou congelar.