segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Cartas abertas aos Youtubers que nunca as lerão

Parece que ultimamente os pais perceberam a influência que os youtubers têm nos filhos. Vai daí, começaram a escrever-lhes cartas abertas. Reconhecem a ascendência que estes têm nos filhos, e jovens em geral, e pedem-lhes que utilizem esse prestígio para o bem, ajudando o Mundo, e o futuro, a serem melhores. 

A intenção é boa, mas receio realmente que não frutifique; os youtubers estão apenas a ser eles próprios, e se são mal-educados, dizendo um palavrão a cada três palavras, é mesmo assim que eles falam. Se os conteúdos partilhados são vazios ou fúteis, é o reflexo das suas personalidades. É o espelho do Mundo. Acreditar que estes apelos farão despertar estas estrelas inatas do vídeo, e levá-las a subir no patamar da qualidade, é bastante ingénuo.

No ano passado levei a minha filha a um "meet". Ela queria porque queria, porque o rapaz era brasileiro e era uma oportunidade única. Bastante contrariada, fiz-lhe a vontade. Intimamente desejava que aquilo fosse um fracasso e lhe servisse de lição, mas por outro lado, tinha vontade de conhecer toda aquela dinâmica.
Disseram que a sala estava completa, e sendo pequena não me espantou, estariam ali cerca de duzentos rapazes e raparigas? Não muitos, porém, intensos e nervosos na espera. E quando o tal youtuber chegou, foi o delírio, fez-me lembrar a multidão enlouquecida no tempo áureo dos Beatles. Em versão liliputiana, por assim dizer, mas o delírio estava lá. Ora o que fez então a estrela? Conversou com a audiência, falando banalidades ( aplausos, muitos aplausos), elogiou os melhores fãs do mundo ( gritos, muitos gritos), cantou (duas canções que não eram dele, em coro com a plateia), e na maior parte do tempo, tirou fotografias -selfies- com os fãs, que fizeram fila e esperaram muito tempo ( no meu tempo!), sem reclamar. Ah, e recebeu presentes, postais e cartas! E muitos abraços e beijos, emocionados e lacrimosos.

No final, ao conversar com a Letícia sobre tudo isto, perguntei-lhe se tinha valido a pena, ao qual ela me respondeu que não; contudo, tinha gostado de ter ido, para saber como era, e nunca mais repetir. O certo é, que nunca mais voltou a pedir para ir a um "meet". Lição aprendida! ( Aleluia!)

Eu sei que os filhos têm hoje acesso a um mundo ilimitado de influências, e que nós, enquanto pais e educadores não podemos restringir esse acesso. Proibir não resulta, pelo contrário, incentiva. Torna-os rebeldes, ainda mais rebeldes.
A única solução que nos resta, então, é educar os filhos com espírito crítico, levá-los a compreender o que vale a pena ouvir e ver, o que é bom e mau, e saber separar as águas. Nem que para isso tenhamos, também, que ver alguns vídeos dos youtbers ( é fundamental conhecer o "inimigo"), para posteriormente, e a propósito, conversando, apresentarmos os nossos argumentos, quando quisermos desmontar a "fixeza" desses youtubers. 
É que não parecendo, a grande influência está mesmo em casa, na família, e simplesmente não podemos desistir dela.